segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Magic Mag : Autoestima depois de ser mãe

 


Levanto-me, mudo a fralda ao bebé e tomo um café bem rápido. Estamos novamente atrasados para o jardim-de-infância. Por isso, corre, corre. Visto-me e há novamente esse momento:

As calças não servem.

Olho para o espelho e vejo todas as "falhas" no meu corpo. O meu sentido de auto-estima rasteja para debaixo da cama. Não importa. A minha filha olha para mim e imediatamente me sinto culpada.

Porque não consigo acertar com o amor-próprio e a auto-aceitação?

A auto-crítica está a sussurrar-me ao ouvido: "Não és suficientemente boa". No entanto, gostaria de transmitir uma imagem completamente diferente à minha filha. Quero que ela seja convencida de que cada um é belo à sua maneira. As imagens de beleza que nos são dadas são uma construção. Há outros valores que são muito mais importantes. E pode-se ver algo de belo em tudo. Alguns dias funciona. Dançamos na sala de estar e eu sinto-me confortável na minha pele com calças de desporto e cabelo desajeitado. Mas noutros dias, estou longe dos conceitos de "neutralidade corporal" ou "positividade corporal". Não me devia importar com a minha aparência. Quero pôr o meu foco na luta contra estas normas. Ainda somos constantemente confrontados com ideais absurdos de beleza. As mulheres em particular continuam a ser objectivadas e definidas pelas normas do corpo hegemónico. Deveríamos expor muito mais o quanto este sistema é desumano, sexista e nocivo. O pior é que são as próprias mulheres a fazê-lo!!!

A pressão sobre as mães é particularmente grande.

Espera-se que as mulheres com filhos sejam mães amorosas, que administrem o lar, que tenham uma carreira e, claro, que tenham uma boa aparência. A propósito, as mulheres devem dominar o acto de equilíbrio entre mãe inocente e símbolo sexual atraente. É evidente que a vida quotidiana com uma criança já é suficientemente stressante e que normalmente tem outras preocupações na sua mente. No entanto, esta imagem rói-me constantemente. Ainda quero ser vista.

Corpo ideal?

Quando engravidei inesperadamente, não me preocupei muito com o meu corpo. Mesmo no que diz respeito às mudanças físicas causadas pela gravidez, pensei para mim mesmo: de alguma forma não haverá problema. Após o nascimento, com uma cesariana de emergência, a seguinte realidade aguardava-me: uma cicatriz enorme na minha barriga, com 17 cm de comprimento e torta.

Devido à amamentação, os meus seios flácidos, a pele ficou completamente desgastada. A minha barriga mostra as mesmas riscas e amolgadelas que a minha parte superior do corpo. Até os meus braços se tornaram mais espessos durante a gravidez e a pele está agora pendurada. A minha pélvis alargou-se e manteve-se assim. As alterações hormonais fizeram-me perder o meu cabelo. Muitas vezes tinha tufos inteiros na minha mão. Hoje em dia, os brancos voltam frequentemente a crescer. No total, peso 10 kg a mais do que antes da gravidez.

 O conceito de amor-próprio é belo, mas também coloca uma pressão adicional sobre as mulheres.

Após um acidente ou outra lesão física, ninguém espera que passe por nós sem deixar rasto. Porque é que somos muito mais críticos durante a gravidez e o parto? Para além da loucura diária normal com uma criança, raramente há tempo para mim. Quando decidi fazer Crossfit três vezes por semana no Outono, as opiniões misturaram-se. Muitos dos meus amigos encorajaram-me a fazê-lo, outros acharam o meu comportamento muito egoísta como mãe. É claro que nem todas as mulheres têm estes recursos.

 A minha filha tem agora 16 meses de idade e eu não olho como olhava antes de engravidar. A cicatriz e as riscas preocupam-me menos. Mas o facto é que ainda não me encaixo em muitas das minhas roupas preferidas 16 meses após o parto. E provavelmente essas calças nunca mais me servirão.

Talvez o amor-próprio com uma criança precise simplesmente de mais tempo.

E isso também é bom. Como jovem mãe, ainda tenho de encontrar o meu caminho. Às vezes consigo melhor, outras vezes pior. Mas posso sempre lembrar-me que o meu corpo realiza muitas coisas todos os dias. A beleza, tal como a aprendemos, é sempre fugaz e apenas uma construção social. Eu sou muito mais do que isso. Sou uma mãe que realiza coisas incríveis todos os dias. E quero estar orgulhosa disso.


Lisa Martha Janka (24)

 

Autoestima (wikipedia) 

Entende-se por autoestima, em psicologia, a avaliação que a pessoa faz de si mesma expressando uma atitude de aprovação ou de repulsa bem como a suas capacidades e valor, tanto para si como para o meio em que vive. [2] Os psicólogos consideram a autoestima uma característica duradoura da personalidade, embora também existam variações normais de curto prazo. É contudo um termo controverso entre académicos devido a alguns acreditarem que o conceito não existe e é melhor medido pelos níveis de traços de extraversão e introversão 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima 



Informações adicionais estamos ao dispor através dos seguintes contactos:
✔ por mensagem para Facebook e Instagram
✔ pelo whatsapp
✔por email: magic@magicnest.pt
Obrigada pelo carinho
alexandra 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...