domingo, 27 de fevereiro de 2022

" Não sou boa mãe!"

Testemunho de uma mãe : " Não sou boa mãe!"
Quem nunca pensou isso, pelo menos uma vez???
O que diriam a esta mãe desesperada?
Pela vossa experiência acham ser possível ultrapassar esta situação sem acompanhamento profissional? 
 
 
 
"
O meu filho tem 11 anos e sempre foi difícil. É sensível e tem pouca empatia. Desde a escola, ele tem tido problemas em fazer amigos. Ele tende a ser o forasteiro e é frequentemente provocado.
Agora está no sexto ano da escola .
Em casa, ele ignora quase todas as regras. Não importa se pergunto ou repreendo... ele ignora-a. Tenho tentado tantas coisas. Já passaram 5 semanas de escola e não fez trabalhos de casa em todas as disciplinas pelo menos 1x. Num assunto, já recebi um e-mail sobre o mesmo. Ele diz sempre que não tem nenhum. Como não tem amigos, não posso perguntar a ninguém sem que ele seja novamente o estúpido da turma.
Por exemplo: eu digo que as luzes ficam apagadas à noite, ele tem de dormir porque há escola no dia seguinte e assim que eu saio do quarto as luzes estão acesas. E pior ainda, ele joga secretamente na tábua da escola, mesmo sabendo que não está autorizado a usá-la em privado da escola. Quase todos os dias falamos do facto de não funcionar dessa forma. Mas ele ainda o faz em segredo.
E há muitos mais exemplos como este.
Muitas vezes faço um esforço, sento-me com ele quando ele faz os seus trabalhos de casa e tento ajudá-lo quando fica preso. Mas quando eu tento ajudar, ele espera que eu lhe conte tudo. Peço-lhe que faça isto ou aquilo (digo mesmo POR FAVOR) mas quando não lhe apetece, ele ignora-o. Todas as noites temos de passar pelo saco da escola para nos certificarmos de que todas as folhas soltas são arquivadas. Cada ano escolar é assim, tem de se fazer todos os dias. E ainda não o faz por si próprio.
Fui a um centro de aconselhamento (principalmente por causa dos problemas na escola) para obter ajuda sobre como o posso apoiar para se dar melhor na escola e que ele se mantenha fiel às regras da escola e coisas do género, e só obtive a resposta "A culpa é tua, estás a dar um exemplo de tal comportamento. Uma criança só faz o que viu os seus pais fazer...".
Em resumo: sou provavelmente a pior mãe que existe e todos os esforços que faço para lhe pedir repetidamente que cumpra as regras ainda não são suficientes. Para ser franco, tenho de lidar unicamente com o meu filho e fazer tudo com ele. Mas tem 11 anos de idade. Não posso esperar, por exemplo, que ele finalmente arquive os seus documentos correctamente sem que eu tenha de verificar vezes sem conta todas as noites? (O psicólogo disse que era o meu trabalho fazer isso). "
 
O que acham?
Eu diria que precisa de alguma ajuda, há com certeza algo que a criança não entende e tenta assim chamar atenção.  
 
Obrigada
Alexandra 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...