quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A razão pela qual as crianças não gostam de legumes é simples


Compreender as razões pelas quais as crianças não são fãs de legumes


O facto de o seu filho não gostar de brócolos e outros legumes não é de todo invulgar e raramente tem algo a ver com maus hábitos alimentares. A razão pela qual muitas crianças não gostam de vegetais é bastante simples: os brócolos e outros vegetais contêm muitas substâncias amargas.

As crianças seguem o seu instinto, porque o que tem sabor amargo pode ser venenoso e, portanto, perigoso. O cérebro sinaliza assim "Atenção, perigo"

No entanto, este remanescente da evolução também pode ser enganado com habituação, métodos de preparação saborosos e dicas.

A criança deve comer legumes, mas nos pratos dos membros da família  há normalmente um bife com batatas, certo? Quando os pais, irmãos e colegas são maus modelos, esta pode ser uma razão pela qual a criança espalha os legumes. 

O melhor é comer legumes todos juntos à mesa é, por conseguinte, o mais importante e o fim de tudo, porque os pequenos gourmets querem muitas vezes comer naturalmente como os adultos, imitar!

Diversão em vez de pressão
O "tópico problemático" dos vegetais não deve ser tratado como tal e certamente não deve ser abordado com pressão. É importante oferecer legumes às crianças como algo que elas tomam por garantido e não como um objecto de troca no sentido de "Se comeres os teus legumes, recebes um gelado".

Portanto, oferecer vegetais repetidamente, mas também aceitar se os pequenos gourmets não os comerem (ainda).  Não se esqueça quanto mais divertidos forem os legumes dispostos no prato, maior é a probabilidade de que eles  nem sequer reparem nos legumes que sempre desdenharam.

Também se pode construir uma relação positiva com os legumes,  comprando os legumes juntos no supermercado e ajudando na cozinha. A comida caseira não só sabe melhor, como também pode deixar as crianças realmente orgulhosas.

Se uma criança for autorizada a cortar cogumelos, tomates e cenouras para a refeição, pelo menos a degustação dos legumes é garantida porque  a criança vai mordiscar atrevidamente enquanto corta os legumes. 



Sabor, gosto

Alguns pais têm de mostrar muita perseverança para tornar os legumes palatáveis aos seus próprios filhos. A chave aqui é perseverança: Uma criança tem de provar um alimento pelo menos 8-15 vezes para descobrir se gosta do sabor. Portanto, não desista imediatamente se os espinafres ou brócolos forem deixados uma, duas ou três vezes.

Ao provar, não se pretende que uma grande porção tenha de ser comida, mas que a comida desconhecida seja colocada na boca e mordida pelo menos uma vez. Eventualmente, mesmo um pequeno gourmet encontrará um vegetal de que gosta.

Oferecer variedade
Quantos legumes estão no seu menu? Talvez a criança não tenha a oportunidade de descobrir de que vegetais gosta se apenas forem servidos brócolos e cenouras alternadamente.

E atenção a variedade não tem apenas a ver com diferentes tipos. Mesmo um único tipo de vegetal pode ser oferecido nas mais diversas formas de preparação. Quer seja cru, cozido, no forno ou escondido numa panqueca - cada criança tem  as suas preferências. 


Espero que alguma destas dicas vos ajude e adoraria saber quais são os vossos truques.

Obrigada e beijinhos

Alexandra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...