sexta-feira, 29 de outubro de 2021

o desenvolvimento da fala

 


Com uma maternidade e paternidade activa, os pais podem promover especificamente o desenvolvimento linguístico dos seus filhos. Com actividades como a leitura em voz alta, contar histórias criativas e muita actividade verbal com a criança, melhora a sua linguagem constantemente. Os erros típicos nesta idade no que diz respeito à estrutura e gramática das frases podem ser evitados  rapidamente através de uma actividade orientada.

É claro que não se pode esperar que uma criança na primeira idade fale palavras relativamente difíceis. Só nas duas etapas seguintes de desenvolvimento é que palavras mais complicadas se tornam parte do uso da língua, que é constantemente expandido. Se ocorrerem distúrbios da fala como a gagueira, estes devem ser reconhecidos e tratados o mais rapidamente possível.

 


 1ª fase preliminar (nascimento até cerca de 1 ano).
O primeiro som que um recém-nascido faz é o chamado "grito de nascimento". Isto é causado pelo início da respiração. Na fase preliminar, a criança chora quando tem fome, quando quer fazer-se ouvir, quando está molhada, etc. O grito é também chamado "grito de nascimento". Mas já após 8 semanas certas diferenças no choro podem ser reconhecidas.

2ª fase dos monólogos balbuciantes (6 meses a 1 ano)
Durante este tempo, as crianças começam a formar cadeias de sílabas simples, que são chamadas monólogos de balbuciar. A criança ouve sílabas dos pais, as quais repete e cordas juntas uma e outra vez. Esta é a base para um maior desenvolvimento linguístico.


3ª fase de frases de uma palavra (1 ano a 18 meses).
As primeiras palavras da criança emergem por volta do primeiro ano de vida. Na sua maioria são palavras que surgem das cadeias de sílabas (Ma-ma). Palavras simples que a criança ouve no seu ambiente e que também podem ser imitadas.
No início, as palavras ainda são entendidas sem significado, mas com o tempo, o educador infantil pode ligar as palavras com o objecto ou o significado. Ao fazê-lo, forma a frase a partir de apenas uma palavra.

4ª fase de frases de duas e múltiplas palavras (18 meses a 2 anos)
Esta fase é também chamada a " idade das primeiras perguntas", porque as crianças começam agora a pedir certos termos e nomes. Desta forma, podem expandir o seu vocabulário e também adquirir conhecimentos sobre certos objectos.
Devido ao vocabulário alargado, há uma transição suave para frases de duas e múltiplas palavras.

5ª Desenvolvimento e expansão da gramática (2-3 anos)
Quando a criança começa a formar frases simples, ocorrem frequentemente erros gramaticais. No entanto, os erros gramaticais da criança e os erros de construção de frases são rapidamente corrigidos pela melhoria dos pais e dos educadores.
No final desta fase, a criança pode, em grande parte, falar correctamente, fazer perguntas e explicar contextos.

6ª fase de consolidação (3-4 anos).
Esta fase é também chamada a "segunda idade das perguntas" porque as crianças estão constantemente a fazer "porquê perguntas". Nesta idade, a gramática, o vocabulário e a estrutura das frases da língua são consolidados.

7ª Domínio completo
Com cerca de 5 anos de idade, o desenvolvimento linguístico da criança está aproximadamente completo. A criança conhece termos superiores e inferiores, nomes diferentes para um objecto, passado, presente, futuro.

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Autora: Verena Fischer,
educadora certificada pelo estado com formação sanitária Kneipp para crianças
Última actualização: Janeiro 2021
Data de criação: Maio 2016
É permitida a utilização para trabalhos técnicos, projectos escolares, etc., sem antecedentes comerciais, desde que seja reconhecida a fonte: https://www.Kindererziehung.com

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