terça-feira, 1 de junho de 2021

O seu filho não ouve? 9 dicas


O seu filho não ouve?

 Aqui encontrará nove situações típicas de educação de crianças e exemplos concretos que o podem ajudar a reagir correctamente. 

 9 situações típicas
1. repreensão e repreensão
2. ameaças (vazias)
3. competição de irmãos
4. piedade excessiva leva à autocomiseração
5. demasiados cuidados desencorajam
6. pressão para actuar entre os pais
7. atenção excessiva leva à auto-soberestima
8. Porque é que as punições clássicas estão desactualizadas
9. recompensas inapropriadas não levam a lado nenhum
Educar os filhos: É tudo uma questão de situação

Educar as crianças - mas como?!
A maioria dos pais quer criar os seus filhos para se tornarem pessoas auto-confiantes. É mais fácil dizer do que fazer: criar crianças não é assim tão fácil e muitas pessoas atingem os seus limites. O seu filho não ouve - e agora? Punir, ignorar ou discutir?

Antes de mais, a parentalidade depende da idade da criança e do objectivo a atingir. Cada criança é diferente, traz o seu próprio temperamento à família e precisa de soluções individuais para os problemas em conformidade.

No entanto, quando se trata de criar crianças - deve começar a fazê-lo quando o bebé tiver 1 ano de idade - há coisas básicas a saber para que não invista a sua energia na coisa errada. As seguintes situações soam-lhe familiares?


Criar as crianças: A criança não ouve - 9 situações típicas

1.) Sem sentido: repreensão e repreensão sem fim
O seu filho não ouve o não e as palavras parecem entrar por um ouvido e sair pelo outro. Ele fez algo de errado e agora está a ser repreendido? Fique descansado que o seu filho não ouve, desliga-se após apenas alguns segundos e apenas olha para si em grande quantidade.

Sem ofensa e sem desrespeito, mas as crianças tornam-se "mãe surda" / "pai surdo" na melhor das hipóteses com este tipo de som punitivo.

Melhor:
O que fazer quando a criança não ouve? Procurar conversar falando o mínimo possível e ouvir ainda mais. Em vez de perguntar PORQUÊ, pergunte sempre COMO: "Como é que aconteceu que ..." - Ficará provavelmente surpreendido com o que (pelo menos do ponto de vista da criança) explicações compreensíveis que o seu filho usa para explicar o seu comportamento.

Exemplo:
Pai: "Como acabou a desenhar na parede com os lápis de cera"?

Resposta: "Bem, eu estava a desenhar no papel e queria desenhar uma igreja, mas não cabia porque a torre é tão alta - muito mais alta do que eu! E depois pensei que poderia pintar melhor na parede, porque o papel de parede também é feito de papel e teria pendurado o quadro na parede de qualquer maneira"...


2.) Não ajuda: Ameaçar
Ao ser pai, nunca ameace consequências que não queira ou não possa realmente levar a cabo - melhor ainda, evite completamente as ameaças. Realizam pouco e também deixam um espaço inapropriado para negociação.

Melhor:
Diga exactamente o que espera. Se o seu filho não cumprir, a consequência deve estar reconhecidamente relacionada com a questão do conflito; deve seguir-se como uma consequência lógica.

Exemplo:
Tim (4 anos de idade) faz sempre barulho de manhã porque não quer vestir-se. A sua mãe diz: "Quero que te vistas agora porque o infantário está prestes a começar". A criança não ouve e continua a dar corda. Assim, sem mais comentários, a sua mãe leva-o ao infantário com o pijama (ela leva roupa quente numa mala ;) ).

3.) Perigo: Competição
Evitar a competição entre irmãos ao criar os filhos. Elogiar a criança A para que a criança B também se esforce mais para receber elogios? Descobrirá que o oposto acontece! A criança A esforçar-se-á ainda mais para fazer ainda melhor, e a criança B verá a sua única hipótese de atenção como reforçando o seu comportamento negativo, e desta forma, talvez pelo menos ganhando alguma forma de poder ou posição.

Melhor:
Em vez disso, certifique-se de que as crianças vêem e se comportam como uma equipa.

Exemplo:
Lena e Katrin vão pôr a mesa, e mais tarde a família quer ir ao cinema. A mãe deles diz: "Agora os dois põem rapidamente a mesa, depois podem escolher um filme juntos.


4.) Nenhum favor: Piedade excessiva
Se uma criança se tiver magoado ou se tiver sido perturbada por outros, reconheça os seus sentimentos negativos, mas evite ter demasiada pena dele. A piedade constante leva à autopiedade a longo prazo, e o seu filho pode ter a impressão de que tem direito a ser feliz o tempo todo.

 Melhor:
Manter-se compassivo mas evitar a piedade. Reconhecer respeitosamente as situações desconfortáveis, oferecer algum conforto quando necessário mas deixar as coisas assim - compaixão em vez de piedade.

Exemplo:
Kira caiu de joelhos e agora tem um pequeno raspão. Ela está fora de si, a chorar e a gritar. A sua mãe permanece calma e diz num tom de voz normal: "Sim, dói mesmo! Aconteceu-me muito quando eu também era criança. Se quiseres, posso dar-te um penso rápido".

5.) Contraproducente: demasiados cuidados
As crianças precisam de segurança e os pais têm naturalmente a responsabilidade e o dever de supervisão. Mas demasiados cuidados têm um efeito desencorajador nas crianças. Os pais têm por vezes medo de largar o seu filho. São muitas vezes chamados pais helicópteros. Podem também esperar por mais segurança para os seus filhos. Mas uma criança que seja independente e que consiga gerir bem sem ajuda vive normalmente muito mais segura.

O grande autoteste
Sou um pai helicóptero?
Melhor:
Dê ao seu filho uma oportunidade de o convencer das suas capacidades e depois mostrar confiança nas suas capacidades.

Exemplo:
Simone (6 anos de idade) quer atravessar a rua sozinha no semáforo. O seu pai preferia acompanhá-la, mas primeiro deixa Simone explicar-lhe e depois mostra-lhe como ela conhece bem as regras para atravessar a estrada e depois permite-lhe ir sozinha.

6.) Injusto: Pressão para actuar
O filho do vizinho pode recitar o alfabeto aos quatro anos de idade, mas o seu filho não? O seu filho está certamente à frente do jogo noutra área. Cada um desenvolve as suas muitas competências na sua própria agenda - deve ser paciente até lá.

Melhor:
Enfatize as competências e experiências adquiridas pelo seu filho em vez de as comparar com outras.

Exemplo:
Franz (idade 4) ainda não está seco de forma fiável. Isto surge na conversa com outros pais - Franz ouve com interesse à distância. Em vez de falar deste assunto, a sua mãe fala de algo positivo: "Franz vai conseguir quando ele estiver pronto, mas o que é muito mais importante para mim é que ele já tem um amigo no infantário com quem se dá muito bem!"

7.) Irrealista: atenção excessiva
As crianças precisam de atenção. Quando não se fartam, actuam. Mas uma overdose de atenção leva a que a criança não seja capaz de se avaliar a si própria de forma realista. O mais tardar quando sair do ambiente familiar e entrar no jardim-de-infância ou na escola, notará que lhe é dada menos atenção noutro lugar. Isto leva a conflitos com o seu ambiente.

Melhor:
Ensine o seu filho a ter consideração pelos outros, que por vezes todos têm de esperar pela sua vez, e que as necessidades das pessoas são diferentes mas iguais.

Exemplo:
Luisa quer gelado. A sua mãe leva-a à geladaria, onde há uma longa fila. Luisa queixa-se de que quer o gelado imediatamente e queixa-se até que alguém se ofereça para a deixar ir primeiro. A sua mãe declina com agradecimentos. Ela explica à Luisa em poucas palavras que todas as pessoas nesta fila querem os seus gelados o mais rapidamente possível, mas que todos têm de esperar pela sua vez.


8.) Pó: Punições clássicas
Que consequências se o meu filho não ouvir? Muitas punições não conseguem nada e nunca estão logicamente relacionadas com o gatilho. Tais punições não têm sentido, são uma expressão do poder parental, podem mesmo envolver vingança, e humilhar a criança:

Como castigo, vais para a cama sem jantar!
Criança: Aha, a comida é um meio de punição. Se eu estiver zangado, reagirei no futuro, recusando comida ou comendo em excesso! Lembre-se: os alimentos devem continuar a ser o que são: nutrição! Nem mais nem menos.
Proibição de uma semana de televisão!
Criança: Quando me é permitido observar novamente, tenho de compensar tudo e observar ainda mais. Quem sabe quando serei novamente proibido de ver televisão! Lembre-se: A televisão, assim como o computador, smartphone ou tablet, torna-se demasiado importante através de castigo.
Amanhã estás de castigo!
Criança: Óptimo, então não terei de levar o lixo para fora. Poderei jogar em paz o dia todo. Nota: As actividades com outras crianças são importantes para o desenvolvimento e devem ser encorajadas.
Mais clássicos inúteis que possamos conhecer desta forma ou semelhantes desde a nossa infância:

Na próxima semana não receberá nenhum dinheiro de bolso!
Pode esquecer-se de andar a cavalo durante as próximas duas semanas!
Como castigo escreve 100 vezes "Eu não devo contradizer"!
Vá para o canto e tenha vergonha! - Sente-se na cadeira silenciosa...
Melhor:
Em vez de usar um castigo induzido artificialmente para criar uma criança, usar a consequência natural das acções da criança. Esta consequência pode ser desagradável para a criança, mas não prejudicial.

Exemplo:
Madlen não quer vestir as suas calças de chuva apesar do tempo chuvoso e sai para brincar apenas de jeans. No dia seguinte, as suas calças ainda estão molhadas e as outras calças estão na lavagem. Ela tem de ficar lá dentro enquanto os seus amigos brincam lá fora. Madlen percebe que é melhor usar as calças de chuva quando o tempo está húmido.


9.) Culpa própria: Recompensar de forma inadequada
Parte do mau comportamento de uma criança é auto-induzido pelos pais. Recompensar o comportamento inadequado de uma criança raramente leva a uma mudança de comportamento positiva.

Melhor:
Mais uma vez, a criança deve experimentar a consequência lógica e natural da sua acção.

Exemplo:
Ao almoço, nada sabe bem e ele deixa a sua comida intocada. Os pais não prestam atenção ao seu incómodo ao almoço, mas limpam a mesa após a refeição. A consequência lógica de Ralf é a fome - alguns minutos depois Ralf declara que quer algo para comer e exige uma sanduíche de compota. Os pais não lhe oferecem uma refeição alternativa, na melhor das hipóteses o almoço rejeitado.


Educar os filhos: É tudo uma questão de situação
Como é que reajo quando o meu filho não ouve? Todos os pais cometem erros, e você não é uma má mãe por ter tido um esgotamento. O importante é reflectir sempre sobre o seu próprio comportamento e ser capaz de dizer "Desculpe!" como pai. Desta forma, o seu filho aprende que ninguém é perfeito e que os trata como iguais.

A paternidade adequada ensina ao seu filho que ele é sempre amado, mesmo quando comete erros. A criança não ouve? Isso é normal e vai passar. Até lá, respire fundo e avance.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...