segunda-feira, 11 de maio de 2020

Cozinhar com a ajuda das crianças

Olá bom dia
hoje temos um artigo especial sobre cozinha! O que acham de crianças na cozinha?
eu honestamente concordo, acho que lhes faz muito bem, sentem que fazem parte de algo que é de todos e gostam, sentem-se orgulhosos em ter realizado uma tarefa.
Contudo temos que ter alguns cuidados e particular atenção com os perigos eminentes de uma cozinha, vamos aqui expor algumas ideias, sugestões e situações que devem ter atenção...


continuar a ler..



A altura das bancadas, na média é de 90cm, logo é muito alta para as crianças. 
Devem sim, colocá-las à altura em bancos e cadeiras, mas claro em segurança, arranjem algum tipo de proteção, como cadeiras com grades, etc


as crianças querem sempre tomar parte das nossas actividades diárias, querem ajudar na confeção da comida e por exemplo para elas baterem pela primeira vez um ovo, ou ajudarem a bater as claras, é um motivo de alegria, satisfação e orgulho que aumenta a autoconfiança.
Preparar a massa do bolo, podem fazê-lo a partir dos 2 anos de idade.


Cortar legumes, é um pouco subjectivo, normalmente só a partir dos 6 anos é que a capacidade motora está bem desenvolvida, contudo à crianças qua aos 3 anos de idade já conseguem. Cabe aos pais observarem e avaliar se eles já conseguem agarrar num instrumento de corte.



As crianças adoram estar sentadas nas bancadas da cozinha, o ângulo de visão é maior, contudo devem ter muito cuidado, basta uma distração ao irem buscar o leite ao frigorífico e a criança pode escorregar e cair. Ter muita atenção!


Placa do fogão e forno
Apesar de pertencer ao dia-a-dia de toda a família, a criança até idade escolar não se deve aproximar do fogão. 
As crianças só conseguem controlar os seus impulsos e já não se distraem facilmente a partir dos 8-10 anos!


Produtos de limpeza fechados num armário bem alto, bem longe do alcance das crianças. E não deixe nenhum frasco aberto, isso chama a atenção e a curiosidade das crianças!


A máquina da loiça é um equipamento onde se podem facilmente entalar e magoar a sério
tranque sempre a máquina !


As crianças gostam de participar activamente nas lidas domésticas, por isso para ela não estar sempre na cozinha, junto ao fogão, por que não dizer-lhe para ela colocar a mesa. Elas gostam imenso dessa tarefa!!! :)

Todos sabemos estas dicas, mas penso que nunca é demais relembrar.
 As crianças merecem!

beijinhos
e obrigada
alexandra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...